Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

PREFEITURA DE GARANHUNS DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DURANTE 28° FIG





A Prefeitura de Garanhuns, foi parceira na realização da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que aconteceu de 19 a 28 de julho no município. Entre os investimentos foi de responsabilidade da Prefeitura o fornecimento de serviços que envolvem as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, Turismo e Cultura, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Comunicação Social, além da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Entre as ações diretas do município estão a contratação de artistas locais, por meio da convocatória municipal; trabalhadores para apoio no eventos e  intérpretes de libras. Ainda estão inclusos parte dos fechamentos de estrutura, articulação de atividades do município, impressão de parte dos materiais utilizados para a comunicação visual e identificação de equipes em serviço,  cedência de algumas estruturas espalhadas nos polos do evento e o fornecimento de infraestrutura necessária para atuação de diversas secretarias. A gestão também é responsável pela iluminação de segurança, banheiros químicos, contratação de pessoas para desempenhar atividades de serviços gerais, poda de árvores no município, limpeza urbana, reciclagem, controle urbano, disciplinamento de comerciantes de alimentos e bebidas e do trânsito.

A cedência de espaços também faz parte da contrapartida da Prefeitura, a exemplo do Teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A Secretaria de Turismo e Cultura também disponibilizou as estruturas do Camarote da Acessibilidade e do Palco Orquestrando no FIG.
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) executou o esquema de interdição das principais avenidas e ruas da cidade. Além de ter dado apoio aos demais órgãos de segurança, como Polícia Militar e Civil, às outras pastas envolvidas no evento; e realizar rondas pela cidade. Durante os dez dias do FIG, foram disponibilizadas seis viaturas e duas motocicletas, e mais 40 agentes de fiscalização de trânsito, que estiveram nos acessos aos principais polos de animação. A Autarquia também foi responsável pela fiscalização de transportes, como táxis e mototáxis; e realização de ações de educação para o trânsito, por meio de orientação de condutores e pedestres, e distribuição de material informativo.


A Secretaria Municipal de Saúde também promoveu atendimentos à população durante o FIG, ocupando os seguintes locais: Praça Mestre Dominguinhos, Parque Euclides Dourado, Colunata, Camarote de Acessibilidade e Parque Ruber van der Linden, conhecido como Pau Pombo. Foram realizados 142 atendimentos de urgência e emergência nos diversos polos. Deste total, 94 aconteceram na estrutura de apoio montada na Praça Mestre Dominguinhos. A maioria dos atendimentos foi para casos de alcoolemia, uso de drogas psicoativas e alteração na pressão arterial.
Além disso, nos dois finais de semana de festival, a ação “Fique Sabendo” aconteceu no Parque Euclides Dourado, onde foram realizados 519 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C. Já o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) esteve presente na Praça Mestre Dominguinhos dando suporte nas demandas necessárias, e realizou 88 atendimentos durante os dez dias de evento.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Conselho Tutelar executou ações de proteção social, atentando para a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Foram realizadas ações de prevenção e abordagens em casos de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, abuso e exploração sexual e trabalho infantil durante o período do evento.
A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou abordagens sociais em 30 estabelecimentos do município, entre bares, hotéis, motéis, postos, restaurantes e supermercados. Já as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) atuaram com mais de 40 profissionais nos pontos turísticos e polos artísticos de Garanhuns, por meio de abordagens com distribuição de material informativo.


Na Praça Mestre Dominguinhos, o trabalho aconteceu de acordo com as propostas definidas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Participaram das ações noturnas mais de 20 servidores da pasta, que também foram responsáveis pela abordagem de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas entradas do evento. Além das abordagens nas portarias, foi realizado o trabalho preventivo com cerca de 70 comerciantes de alimentos e bebidas, para conscientização sobre a violação dos direitos das crianças e adolescentes, além das atividades de busca dentro da Praça, com o acompanhamento do Conselho Tutelar.
Durante todas as noites de programação no polo principal, a pasta também disponibilizou um Centro de Acolhimento, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, para crianças e adolescentes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade. Foram beneficiadas cerca de 15  crianças e adolescentes por noite, totalizando 135 atendimentos ao fim do evento.
A Secretaria de Educação de Garanhuns também exerceu papel fundamental durante o FIG, por meio da promoção da arte e literatura. Na Praça da Palavra, o stand da Seduc contou com a participação de 27 professores, que ficaram distribuídos entre os três turnos. Apresentações de contação de histórias, peças teatrais, dança, reisado e até sarau foram desenvolvidas por 13 professores da pasta. A Biblioteca Luiz Jardim, localizada no Parque Euclides Dourado, também recebeu ações, por meio das salas de leitura. Ao todo, mais de 130 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram das ações nos dois locais. O Planetário foi reaberto na última sexta-feira (27.07), e reuniu cerca de 240 pessoas nas quatro sessões realizadas.
A Secretaria da Mulher atendeu demandas durante todos os dias de evento, até às 17h, na sede da pasta. A equipe atuou em campo, com ações educativas em bares, restaurantes e hotéis, distribuindo material informativo para orientação da população. No último sábado (28), a pasta realizou a III Marcha das Flores, com um grande público marcando presença, contabilizando uma média de 500 pessoas participantes.


A Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a Gestão  de Comunicação da Fundarpe, foi responsável pelo atendimento à imprensa, e credenciamento de mais de 200 profissionais, e cerca de 70 veículos de comunicação, sendo eles municipais, estaduais e nacionais. A equipe também realizou a cobertura de todo evento, em seus diversos polos, com produção de conteúdo jornalístico e material para as redes sociais oficiais da Prefeitura de Garanhuns. O conteúdo diário no Facebook, durante os dez dias de FIG, chegou a alcançar mais de 230 mil pessoas.
Os servidores de Obras e Serviços Públicos, realizaram a limpeza dos polos, antes do início dos shows, e nos dias seguintes após o fim das apresentações, além dos pontos turísticos da cidade. Ao todo, mais de 170 profissionais ficaram à disposição para realizar os trabalhos. Uma equipe da Defesa Civil também esteve presente em um ponto fixo na Praça Mestre Dominguinhos, atendendo em chamados do público presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário