Translate

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

CNH DIGITAL ENTRA EM VIGOR EM PERNAMBUCO



Desde a última quarta-feira (24.01.18), os motoristas de Pernambuco passaram a contar com a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Com o documento digital lançado oficialmente pelo governador Paulo Câmara, o estado torna-se o primeiro no nordeste a contar com esta medida.
Durante a solenidade, uma demonstração foi feita no aparelho celular do chefe do Executivo estadual, através do CNH digital. De acordo com o governo, a iniciativa inicial é evitar multas e pontos na carteira dos motoristas que esquecerem a CNH em casa. Isso porém, não anula a utilização do documento de habilitação físico, o qual continuará sendo impresso normalmente. O serviço gratuito já está disponível para cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, e só será válido para CNHs emitidas a partir de 22 de maio de 2017, com QR code.

Ainda de acordo com as informações, para adquirir a CNH-e, o habilitado deve se cadastrar no site do DENATRAN, através do endereço:https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro. Após isso, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número). Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho.

Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Um comentário:

  1. Falta só o estado fazer como fez MG, você pode pagar o IPVA com o cartão de crédito.

    ResponderExcluir