Translate

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Em GARANHUNS: EXPOSIÇÃO CULTURAL ARTES NA ESTAÇÃO TERÁ INICIO NA PRÓXIMA TERÇA (19)


Três linguagens artísticas serão evidenciadas na Exposição Cultural Artes na Estação, a ser realizada de 19 de setembro a 03 de outubro no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura tem como objetivo fortalecer a produção local e será realizada em rodízio com diversas linguagens de acordo com um cronograma da Secretaria. Participam do primeiro evento o escritor Cláudio Gonçalves, o artista plástico Espedito Dias e o artesão Mestre Fida. A visitação é gratuita, das 10h00 às 17h00, de domingo a domingo e algumas peças estarão à venda.
O escritor Cláudio Gonçalves apresentará o livro ‘A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns 1917’ e classifica a exposição como um resgate da cultura do município, que sempre teve destaque no cenário não só do estado, mas do Brasil. “Vou ter essa oportunidade para divulgar como foi esse acontecimento, quais foram suas consequências e também todos os personagens que estavam envolvidos, que foram políticos de grande importância para Garanhuns e deram uma grande contribuição não só política, mas econômica e cultural. Então, acredito que esse projeto traz e valoriza os artistas de Garanhuns”, declara.
O artista plástico Espedito Dias levará para a Artes na Estação três tipos de trabalho: figurativo, abstrato e surrealismo, este último o preferido dele. “Para mim é interessantíssimo. Vai dar oportunidade a novos artistas e a artistas que já estão na luta há muito tempo, como é o meu caso. Quando eu soube que teria esse rodízio, me incentivou ainda mais a participar e até a começar a convidar amigos artistas para vir participar desse novo projeto no Centro Cultural”, enfatiza.
Internacionalmente reconhecido, o Mestre Fida acrescenta ainda que dessa forma será possível aproximar o garanhuense da sua própria identidade. Ele irá expor peças como ‘O homem cata-vento’, ‘O barco’, ‘A santinha’ e ‘As caras’. “É muito importante para o povo da cidade conhecer mais quem produz arte aqui. Já cheguei a vários países, mas localmente ainda é difícil ter o nosso trabalho realmente valorizado”, afirma.
Tanta empolgação também é compartilhada pela secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros. “Tivemos como principal objetivo resgatar a história e vamos manter esse espaço aqui aberto,  sempre com novas linguagens para que Garanhuns conheça Garanhuns e mostremos a quem nos visita o quanto a nossa produção cultural é rica.  Queremos manter o diálogo com toda a classe artística para que assim possamos crescer de forma conjunta e consolidada”, reforça.


Os interessados em expor nas próximas edições da Exposição Cultural Artes na Estação devem ir até a Secretaria de Turismo e Cultura, das 8h às 14h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti – Praça Dom Moura, S/N. Mais informações podem ser obtidas através dos números: (87) 3762-7077 / 3761-1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário