Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

POPULAÇÃO INTERDITA A PE-177


Revoltados com o volume de água que vem sendo retirado diariamente da Barragem Pau Ferro, para ser usada no abastecimento de uma granja, moradores dos municípios de Canhotinho e Quipapá, na manhã de hoje, iniciaram um protesto na PE 177, nas proximidades do Distrito de Vila Nova – Quipapá.
Os manifestantes atearam fogo em  galhos de árvores e pneus, interditando a rodovia nos dois sentidos.


A PE 177 tem um grande trafego de veículos de carga, principalmente caminhões de combustível, que deslocam-se de toda a região para carregar com o produto em SUAPE, além de ser uma das principais vias da região de acesso  ao litoral e ao Estado de Alagoas.

Os manifestantes alegam que o volume de água retirado da barragem está sendo muito superior a vazão, o que vem fazendo com que o nível da água baixe rapidamente e que com a escassez de chuvas na região, o problema se agrave. 

2 comentários:

  1. Anos e mais anos se passaram e os governos municipais não se programaram e se projetaram com a construção das grandes barragens que abastecem os seus municípios.

    A própria compesa que é do governo investiu pouco nos mananciais,na preservação das matas florestais,na ampliação das barragens que abastecem esses municípios.

    Hoje está todo mundo preocupado com as crises hídricas,a falta do precioso líquido.Em Lagoa do Ouro três grandes barragens abastecem o município: Riacho da Palha,Cova Triste e a Barragem de Igapó construída pelo pai de Dr. Antenor Alves Pedrosa[Coronel José Alves], que foi vereador por Lagoa do Ouro quando a nossa cidade pertencia a Correntes.

    Hoje as três barragens estão praticamente secas.A cidade por uma graça divina está recebendo água de 15 em 15 dias e com vários carros pipas.Mesmo assim estamos sofrendo e o rebanho sendo vendido para não morrer de fome por falta de água e pasto.

    A barragem da COVA TRISTE pertence a Lagoa do Ouro e Correntes e os dois municípios poderiam se unir para ampliar a barragem que tem aproximadamente 1km de comprimento por uns 500 metros de largura cuja fundura em torno de 2 metros no seu paredão de onde sai os canos para abastecer a população de Lagoa do Ouro e Correntes.

    A barragem do Riacho da PALHA se houvesse a ampliação de mais de 8 metros de altura com 500 metros de comprimento teria água para segurar por uns 2 anos de seca.Espaço tem para se ampliar.

    No Distrito de Igapó na terra do prefeito de Quebrangulo Marcelo Ricardo de Vasconcelos Lima tem condições de se construir uma grande barragem com mais de 20 hectares de água com mais de 4 km de comprimento.

    Dr. Eduardo Campos disse lá em Arcoverde em 2011 temos que construir obras no TERRITÓRIO DA CIDADANIA para servir a mais de um município.Barragens de Ihumas, açude da nação e do Cajueiro em Garanhuns com os seus poços artesianos tem sido a nossa salvação.Garanhuns terra adorada tu és a razão do nosso viver,forneces as águas minerais para nós não passarmos tanta necessidade sem água potável para beber.


    ResponderExcluir
  2. Sabe porque não investe porque quando estão no poder só pensam em roubar e enganar os otários que elegeram eles políticos brasileiros bando de câncer sem cura tidos

    ResponderExcluir