Translate

sábado, 19 de novembro de 2016

FALTA DE RESPEITO: VÂNDALOS VIOLAM TÚMULO NO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL EM GARANHUNS





Na manhã de hoje (19.11.16), populares,  funcionários e zeladores de túmulos do Cemitério São Miguel, localizado na Rua Luiz Burgos, Bairro da Boa Vista, Garanhuns, ao entrarem nas dependências do cemitério, mais uma vez se depararam com atos de vandalismo, marginalidade e desrespeitos aos mortos e aos seus entes queridos.
Pois provavelmente durante a madrugada vândalos invadiram a área do cemitério e violaram um túmulo, quebraram  a parede de tijolos e retiraram a urna, deixando-a exposta e quebrada com os restos mortais  de alguém, que até após a morte teve o seu sossego interrompido pela ação de marginais.
Atos de vandalismo como portas  e imagens quebradas, grandes arrancadas,  jarros e vidros estilhaçados, argolas em bronze, pedras de mármore furtada e jazigos danificados,  têm sido rotineiramente praticados no Cemitério São Miguel, sem que nenhuma providência tenha sido tomada.
Outro grande problema enfrentado no principal cemitério de Garanhuns, é a falta de estrutura, pois mesmo estando há décadas sem espaço para a construção de novos túmulos ou simplesmente a abertura de covas, o cemitério continua a funcionar e novos túmulos vêm sendo construindo em espaços indevidos, dificultando assim cada vez mais o caminhar entre os túmulos.



Para de conseguir realizar um sepultamento atualmente no Cemitério São Miguel  é preciso enfrentar uma verdadeira maratona de resistência, pois devido a falta de espaço as pessoas muitas vezes precisam passar por sobre túmulos, precisando de força e equilíbrio para poder levantar a urna com o corpo.
Isso sem se falar que os túmulos estão sendo construídos cada vez mais próximos, sem obedecer o espaço necessário para que a urna possa ser depositada na abertura do jazigo.
Do jeito que a coisa anda se não for tomada uma providência urgente,  brevemente os sepultamentos no cemitério São Miguel, voltarão a serem realizados em redes como em tempos passados.    



A cidade de Garanhuns possui 03 cemitérios: o São Cristovão, que há  bastante tempo está com a sua capacidade esgotada e não permite mais a construção de novos túmulos ou aberturas de covas, o São Miguel que vem enfrentando o grande problema da super lotação, que segundo a direção possui mais de 30 (trinta) mil jazigos e covas e o Cemitério particular Parque das Rosas, que por lei tem obrigatoriamente uma área destinada ao município. 

Imagens: Wildson Fabrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário